Total de visualizações de página

27/04/2011

O CABELO E A DIETOTERAPIA CHINESA

  
   Seu cabelo é reflexo externo do que você come e do estado de sua saúde. Se o seu corpo não tiver nutriente em quantidade ideal para nutrir o seu corpo, quem sofre as conseqüências é a sua saúde, que reflete diretamente na sua aparência. Antes que isso aconteça, reforce o prato e garanta cabelos saudáveis.
   A principal solução para melhorar o aspecto dos fios encontra-se nos hábitos alimentares. Cabelo relaciona-se as condições do sangue (xue) ou da essência (jing) dos rins (Shen). O importate é manter a energia (Qi) e o sangue (xue) fortes e abundantes.  Para isso, todas as medidas para manutenção de uma boa saúde são válidas, como uma atenção maior à alimentação.

    Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a queda de cabelo pode indicar uma condição de deficiência de sangue (xue) enquanto o embranquecimento prematuro do mesmo indica um declíneo da energia (jing) do rim (Shen). Um recurso que podemos utilizar e apresenta bons resultados neste caso é o aumento de ingestão de carne magra, aves, peixe, ovos, laticínio, soja, peixes gordos como salmão e sardinha, germe de trigo, frutas oleaginosas, sementes, óleos vegetais, abacate, soja em grão, carne de porco, banana, batata, batata doce, frango, frutos do mar, carne bovina, vegetais verdes, cereais integrais, fígado, leite, levedura, feijão, leguminosas, grãos integrais, espinafre, amêndoas, farelo de trigo, castanha do Pará, arroz integral, ostras, algas marinhas, levedo de cerveja, legumes como berinjela, cenoura, inhame e moranga.

   A qualidade e a cor do cabelo também estão relacionados ao estado da essência (jing) do rim (shen). Se a essência (jing) do rim (shen) for forte, o cabelo será espesso e com uma boa cor. Invista no filé, no frango ou no peixe, leite e derivados, ovos, crustáceos, moluscos e nozes.

   O cabelo também depende da nutrição da essência do rim (Shen) para crescer. Se a essência (jing) do rim (Shen) for abundante, o cabelo crescerá bem e será saudável e brilhoso. Se a essência (jing) do rim (Shen) for debilitada ou estiver em declíneo, o cabelo tornar-se-á fino, quebradiço, opaco e poderá cair.
Neste caso  acrescente no prato sardinha, aveia, cevada, avelã e leguminosas como o feijão.
   A espessura e o brilho do cabelo dependem do pulmão (Fei) e o cabelo “sem vida” e quebradiço indica uma deficiência do Qi do pulmão (Fei). Neste caso, devemos aumentar a ingestão de frutas cítricas, morangos, kiwi, abacaxi, tomate, pimenta, batatas e vegetais verde escuros, cereais em grãos, leite, ovos, fígado, couve, repolho, laticínios, carne e peixe.
   Os alimentos são de diferentes tipos, cada qual com sua importância energética, cuja associação fornece harmonia energética. Adequar a alimentação é saber dos seus efeitos sobre o nosso corpo, é saber sobre a maneira de se intervir nos casos de Vazio ou Plenitude dos órgãos e das víceras, é saber o meio para repor os gastos energéticos e da matéria, proporcionar a vitalidade e longevidade celular, evitar os processos degenerativos e o envelhecimento precoce.

Carla Ferranti -  Acupunturista e Shiatsuterapeuta
e-mail:acupunturachinesa.carla@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá, Carla!
    Adorei sua visita e seu comentário.
    Muito Obrigada pela atenção e gentileza.
    Estou precisando tanto de acumpuntura... Pena você não ser de Goiânia rsrsrs... Iria tomar umas agulhadas com vc.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua matéria, Carla!
    Uma linda e abençoada semana para você.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.