Total de visualizações de página

17/02/2012

AS NOZES SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


   Os médicos chineses não tratam a doença, TRATAM A SAÚDE.
   Talvez seja isso que todos deveriam começar a pensar: Fazer com que a prevenção funcione cada vez melhor para que o corpo não adoeça.
   Vejamos o quanto a Dietética chinesa nos ensina para conquistarmos essa saúde:

TEMA DE HOJE: NOZES



As nozes são utilizadas na medicina tradicional chinesa como tonificador de energia Yang do Shen (Rins-Yang) que conserva a essência . As nozes apresentam propriedade sabor doce e característica amornante. Age na energia do Shen (Rins) e do Fei (Pulmão).


Funções Energéticas das Nozes



- Tonificam o Shen (Rins) e o Ming Men (Porta da Vida);
- Fortificam a Energia Essencial;
- Aquecem o Pulmão;

- Umedecem os Intestinos;

- Tonificam o Qi e nutrem o Xue (Sangue).


As nozes também têm efeito benéfico para a pele, melhorando o seu metabolismo, por isso a pele torna-se hidratada e sedosa, prevenindo-a contra o envelhecimento precoce.



Nozes e a Energia do Shen (Rins) e Gan (Fígado)



A Energia contida nas nozes fortalece o trabalho e as funções energéticas do Gan (Fígado), promovendo a circulação e o transporte de sangue, e ajuda a energia do Wei (Estômago) e dos Intestinos nas suas funções energéticas de digestão e de assimilação.
Os óleos poliinsaturados das nozes normalizam o metabolismo das gorduras baixando o teor de colesterol, com isso evita a depósito na parede dos vasos sanguíneos e diminui a quantidade de escórias do metabolismo por meio da diurese, pois as nozes limpam o sangue. 

Evitam, desta maneira arteriosclerose, hipertensão arterial, doenças renais e envelhecimento precoce. Com a melhora das funções energéticas dos órgãos, aumenta a energia sexual.    

Estudos recentes sobre as nozes têm mostrado o seu efeito de dissolver os cálculos renais e eliminar a ‘areia’ formada nos mesmos.



Nozes e o Fei (Pulmão)



As nozes têm a função energética de aquecer, umedecer e impedir a dispersão do Qi do Fei (Pulmão), e também auxiliam o Shen (Rins) a manter a energia, evitando o desgaste e a exteriorização do Qi. São usadas para o tratamento da deficiência do Qi do Fei (Pulmão) e do Qi do Shen (Rins).



Indicação do consumo de nozes


o consumo rotineiro de nozes evita  e/ou previne:

- Vazio do Qi do Shen (Qi dos Rins);

- Vazio de Xue Qi (Qi do Sangue);
- Vazio de Gan Qi (Qi do Fígado).
O uso excessivo de nozes pode provocar agitação da mucosidade no Wei (Estômago).Deve-se evitar seu uso quando o individuo for acometido pelo Falso Calor (efeito amornante) e nos casos de presença de Umidade- Calor.



SUGESTÃO DE RECEITA PARA INCLUIR AS NOZES NA SUA ALIMENTAÇÃO

TORTA DE NOZES

Ingredientes

1 xícara (chá) de maisena

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de nozes moídas
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
4 ovos
Margarina e farinha de trigo para untar

Cobertura:
3 colheres (sopa) de creme de leite
1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão
1 xícara (chá) de nozes picadas


Modo de preparo

Em uma tigela, misture a maisena, a farinha e o fermento. Bata os demais ingredientes no liquidificador, junte aos ingredientes da tigela e coloque em uma fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno, pré aquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Bata o creme de leite e o leite condensado no liquidificador e reserve. Retire a torta do forno, desenforme e cubra com a cobertura. Polvilhe as nozes e estará pronto para servir.

Carla Ferranti – Acupunturista e Shiatsuterapeuta
e- mail:  acupunturachinesa.carla@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.