Total de visualizações de página

27/01/2012

O GERGELIM SEGUNDO A DIETOTERAPIA CHINESA


Os médicos chineses não tratam a doença, TRATAM A SAÚDE.
Talvez seja isso que todos deveriam começar a pensar: Fazer com que a prevenção funcione cada vez melhor para que o corpo não adoeça.
Vejamos o quanto a Dietética chinesa nos ensina para conquistarmos essa saúde:

TEMA DE HOJE: GERGELIM






GERGELIM

Existem três tipos de sementes de gergelim: as de cor branca, marrom e preta,sendo que o último apresenta mais características medicinais. O óleo de gergelim de uso mais comum é composto destas três variedades. O gergelim apresenta o sabor doce, característica neutra e ação energética principal no Fei (Pulmão),no Pi (Baço/Pâncreas), no Gan (Fígado) e no Shen (Rins), nos quais aumenta a essência (Yin) e fortalece as suas funções energéticas. Igualmente tem efeito tonificador sobre o sangue.

Funções Energéticas do Gergelim:

-Tonifica o Gan (Fígado) e o Shen (Rins);
-Umedece os cinco órgãos e a secura;
-Consolida o Qi dos tendões e dos ossos;
-O gergelim preto nutre o Yin Qi;
-Tonifica o Wei (Estômago) e os intestinos;
-Acalma o Qi do Gan (Fígado);
-Clareia a visão;
-Nutre e refresca o Xue (Sangue);
-Libera o efeito nocivo do calor perverso;
-Tônico geral principalmente após hemorragias.

O óleo de gergelim deve ser empregado nas frituras de produtos vegetais, pois esta combinação evita a perda da essência das plantas.Também deve ser empregado para pessoas que fazem dieta exclusiva de vegetais, na qual faltam os óleos, principalmente os essenciais.
Dentre as gorduras poliinsaturadas  contidas no óleo de gergelim, algumas são essenciais . O uso de óleo de gergelim é, portanto, importante, uma vez que o nosso organismo é incapaz de sintetizar esses ácidos graxos,que são indispensáveis no transporte de gorduras do sangue, promovendo assim a limpeza de gorduras saturadas sanguíneas, responsáveis pelo colesterol alto.

Gergelim e Energia do Shen (Rins);

O gergelim nutre e fortalece a energia do Shen (Rins), com isso aumenta,conserva e repõe a essência  sexual.
Tem efeito no coração por intermédio da ação que exerce sobre o Shen (Rins), sendo utilizado no tratamento das taquicardias. O gergelim também conserva e nutre os cabelos, pois estes estão relacionados á atividade energética do Shen (Rins), por isso o uso dessa semente evita o branqueamento precoce dos cabelos, pois normaliza a função da melanina.
Quando se associa o gergelim á papa  de arroz integra, promove-se o aumento da lactação,pelo efeito que esses produtos exercem sobre o Ren Mai (Canal de Energia do Vaso Concepção), pelo fato deste estar intimamente relacionado á função energética do Shen (Rins).

Gergelim e a Energia do Gan (Fígado);

O gergelim nutre e fortalece as funções energéticas do fígado,por isso é utilizado para aumentar a acuidade visual,quer seja diurna,quer noturna,que é promovida pela presença de vitaminas A no gergelim. A partir dos 45 anos,quando começa a diminuir a acuidade visual,é aconselhável ingerir gergelim de modo rotineiro.
Outra ação do gergelim é sobre a hiperexcitabilidade do nervo periférico, que pode levar ao quadro clínico de neurite. O gergelim também tem ação antiinflamatória dos nervos periféricos.

Gergelim e o Xue (Sangue);

O gergelim nutre o sangue e aumenta a produção de presença de ferro. Também atua aumentando a resistência da parede dos vasos sanguíneos, além de fortalecer todas as células do corpo.

Óleo de Gergelim;

Apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio.Tem ação principal no intestino grosso.
Tem as funções energéticas de umedecer a secura,de favorecer o peristaltismo intestinal,de neutralizar as toxinas e de ser fortificante de Qi
E de sangue, pois conserva as propriedades dos grãos
de gergelim. É um meio ideal para retirar as vitaminas lipossolúveis dos vegetais.

ALGUMAS RECEITAS PARA INCLUIR O GERGELIM NA SUA ALIMENTAÇÃO

Barrinhas de Gergelim




Ingredientes

75 gramas de gergelim branco
350g de açúcar
175ml de água
1 colher de chá de canela em pó
uma pitada de cravos moídos
1/2 colher de chá de suco de limão

Modo de preparo
Em frigideira anti-aderente, sem adição de óleo, doure
as sementes de gergelim. 
Dissolva o açúcar na água, leve a ferver até dourar. 
Adicione então, o gergelim, a canela, o cravo e o suco
de limão. 
Mexa por 3 minutos.
Despeje a mistura em uma bancada de mármore e abra
com um rolo molhado até a espessura de 1cm. 
Com uma faca longa, tire a massa da bancada e corte-a
em barras. Pode-se também esperar endurecer para depois
cortar. 

Uma maneira bem simples de utilizar o gergelim é acrescentar o gergelim preto ao arroz depois de pronto;


 salpicar o gergelim branco e/ou óleo de gergelim torrado nas saladas. É muito saboroso!

















Carla Ferranti – Acupunturista e Shiatsuterapeuta
e-mail: acupunturachinesa.carla@gmail.com



12/01/2012

A SOJA SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


    Os médicos chineses não tratam a doença, TRATAM A SAÚDE.
  Talvez seja isso que todos deveriam começar a pensar: Fazer com que a prevenção funcione cada vez melhor para que o corpo não adoeça.
    Vejamos o quanto a Dietética chinesa nos ensina para conquistarmos essa saúde:

TEMA DE HOJE : SOJA




Os grãos de soja representam sabor amargo, característica neutra e refrescante, com ação no Fei (Pulmão) e no Wei (estômago). AS AÇÕES ENERGÉTICAS DOS GRÃOS DE SOJA SÃO AS DE DISPERSAR OS SINTOMAS EXTERIORES E ALIVIAR A INQUIETAÇÃO. Tem efeito nas dores febris, dores de cabeça, calafrios, febre e plenitude toraxica. É um alimento rico em proteínas, gorduras insaturadas, minerais, hidrato de carbono e vitaminas. Apresenta estrutura energética bastante dura e concentrada pela presença de grande quantidade de energia compactada.
Para amenizar e enfraquecer essa Energia, é necessário o cozimento por longo tempo e/ou a fermentação. Para melhor aproveitamento são feitos preparos especiais de onde derivam-se o tofu, shoyu, natô, leite de soja e lecitina de soja.

BROTO DE SOJA (MOYASHI)




Sabor doce e propriedade neutra, TEM AÇÃO ENERGÉTICA NO Pi (Baço)  e no Wei (Estômago). É um alimento altamente energético, com efeito de aumentar o Qi (Energia). O broto de soja tem esta característica em virtude da planta em crescimento, em desenvolvimento, é o momento em que a Energia, principalmente yang, está em ampla florescência. É o período da dissociação  entre a energia Yin e Yang da planta. Energia que está altamente compactada, por isso, o grão de soja é duro e difícil de ser cozido.
Por esse motivo é melhor ser consumido na fase de germinação (broto), quando se inicia a dissociação da Energia com a Matéria.


NATÔ (GRÃOS DE SOJA FERMENTADOS)




TEM AÇÃO ENERGÉTICA PRINCIPAL NOS INTESTINOS, PROMOVENDO MELHOR DIGESTÃO, ASSIMILAÇÃO E PERISTALTISMO INTESTINAL. Nos grãos fermentados da soja estão presentes as bactérias que impedem a proliferação de germes causadores da putrefação anormal nos intestinos; quando as bactérias não são neutralizadas, produzem colônias de bactérias que permanecem no Tubo digestivo e que quando se associam com o quadro de prisão de ventre, fazem acumular catabólitos nos intestinos, produzindo toxinas que são absorvidas constituindo uma das causas do câncer, principalmente no Tubo digestivo. Com a idade avançada, em decorrência de vários fatores, existe a tendência de se manifestar prisão de ventre, e com o uso do Natô há uma melhora deste sintoma, reduzindo assim o risco de aparecimento do câncer e de processos degenerativos conseqüente da absorção de toxinas.

TOFU (QUEIJO DE SOJA)


Apresenta sabor doce, propriedade refrescante e característica ligeiramente fria. Age no Pi (Baço), no Wei (Estômago) e nos Intestinos.
Funções energéticas do Tofu
- Tonifica o Qi (Energia);
- Harmoniza e fortalece o Zongjiao (Aquecedor médio);
- Neutraliza as toxinas;
- Harmoniza o Pi (Baço) e o Wei (Estômago);
- Dissipa a estagnação do Xue (sangue).
Quando os grãos de soja são transformados em Tofu (queijo de soja), permanecem em grande quantidade os óleos vegetais, compostos de ácidos linoléico e ácido oléico, que tem a capacidade de limpar as gorduras do sangue, aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos e, consequentemente facilitar o trabalho cardíaco. PROPICIA FÁCIL DIGESTÃO , AUMENTANDO O METABOLISMO, PROMOVENDO A FORMAÇÃO DE SANGUE DE BOA QUALIDADE E ACELERANDO A ELIMINAÇÃO DE CATABÓLITOS; daí o uso do Tofú no tratamento de obesidade e de diabetes. AGE COMO PREVENTIVO DO ENVELHECIMENTO.
O queijo de soja é livre de colesterol, apresentando baixo índice de gordura saturada. É rico em cálcio, ferro, fósforo, complexo B, vitaminas E e proteínas.
O Tofu neutraliza as toxinas proveniente dos intestinos e do produto de degradação do metabolismo.

Fonte: Colégio Brasileiro de Acupuntura
Profa. Marli Porto

ALGUMAS RECEITAS PARA INCLUIR SOJA NA SUA ALIMENTAÇÃO

MAIONESE DE SOJA




Ingredientes:

1 xícara (chá) de extrato de soja ( “leite” gelado);
1 colher (sopa) de caldo de limão;
1 colher (chá) de sal;
5 azeitonas picadas;
¼ de cebola picada;
Óleo de soja gelado.

Modo de preparo
Adicionar todos os ingredientes com exceção do óleo no copo do liquidificador e bater;
Adicionar o óleo bem devagar no centro da massa até atingir uma consistência firme (quando ocorre o fechamento do “furo” no centro da maionese e o liquidificador não conseguir mais bater).

 SALADA DE SOJA




Ingredientes:

2 xícaras (chá) de grãos de soja cozidos;
3 tomates sem sementes picados;
1 pimentão verde picado;
1 pimentão vermelho picado;
2 cebolas médias picadas;
Cheiro verde, azeite de oliva, sal e suco de limão (a gosto)

Modo de preparo

Cozinhe os grãos conforme receita básica;
Deixe esfriar e misture com todos os outros ingredientes;
Leve a geladeira e sirva quando estiver bem fria.

Carla Ferranti – Acupunturista e Shiatsuterapeuta
e-mail: acupunturachinesa.carla@gmail.com