Seguidores

Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

INVERNO / ÁGUA / RIM/ BEXIGA
SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A estação da Água é o inverno, quando o mundo natural se recolhe e se volta para dentro, conservando suas energias para o movimento de renovação e da regeneração que seguirá. No inverno, a Água se contenta em encher de energia passiva, mudando sua natureza fluida e se tornando sólida. Se você tem horror à chegada do inverno e sofre com energia reprimida, agitada e inquieta durante esta estação, pode estar vivendo um desequilíbrio de Água.
Um clima frio é associado a Água, e a direção é o norte. A hora do dia do ápice para esta força é entre 15h e as 19h.
Azul e preto são as cores associadas com Água, e um matiz negro azulado em volta dos olhos e das têmporas ou uma forte atração ou repulsa por estas cores podem indicar um desequilíbrio.
Um cheiro pútrido, acre, que poderia ser comparado ao odor de um banheiro público que não é frequentemente limpo, está associado a um desequilíbrio de Água. O estado de estagnação e decomposição de um desequilíbrio também pode ser detectado no cheiro de flores que se deixou apodrecer num vaso de água parada.
O som governado pela Água é o grunido ou gemido, em sua forma exagerada, isto é caracterizado por um tom inconsciente, mas persistente de lamúria. Enquanto uma criança faz manha para conseguir algo que quer, o som manhoso de Água é involuntário e desconectado de problemas ou frustrações que ocorrem na vida quotidiana. Quando a força de Água está fora de equilíbrio, esta característica vocal se torna exagerada e constante.
O corpo da pessoa de Água é robusto, com um físico forte mas esguio, de ossos grandes e ombros estreitos, com quadris mais largos. As feições são claramente definidas, com os ossos das maçãs do rosto cinzelados, nariz proeminente, olhos profundos, maxilares fortes e testa alta. A pele costuma ser macia mas inchada, o que pode significar uma tendência para retenção de água. Pessoas com excesso de Água tendem a ser altas, musculosas e de compleição forte, enquanto as pessoas com deficiência são mais corpulentas e tendem a ser flácidas.

A força da Água também é responsável pela manutenção de dentes, ossos e medula saudáveis. Acredita-se que a Água reja a estrutura e a função do esqueleto bem como a inteligência, a razão, a percepção e a memória. Letargia, pertubações das funções motoras e sensoriais, reações lentas e problemas de memória estão todos associados a deficiência de energia do Rim.
O órgão yang associado a Água é a Bexiga Urinária. Este órgão flexível e adaptável é comparado a um reservatório que armazena a energia vital chi até que ela seja necessária.
O meridiano da Bexiga é o maior meridiano do corpo, contendo sessenta e sete pontos de acupuntura. Depressão, dificuldades de lutar, incapacidade de se adaptar a circunstâncias novas ou excepcionais e uma sensação generalizada de catástrofe iminente podem indicar um desequilíbrio de energia na orbe da Bexiga. A fadiga crônica é frequentemente considerada um sintoma de “vasamento” de bexiga.

Fonte: Na casa da Lua - resgatando o espírito feminino da cura
Autor: Jason Elias/ Katherine Ketcham
Editora: Objetiva



Carla Ferranti - Acupunturista e Shiatsuterapeuta
E-mail: carla.ferranti74@gmail.com
Fone:  (11) 8789 2913 - cel.

Nenhum comentário: