Total de visualizações de página

30/08/2011

AURICULOACUPUNTURA OU ACUPUNTURA AURICULAR

AURICULOACUPUNTURA OU ACUPUNTURA AURICULAR

A AURICULOACUPUNTURA ou ACUPUNTURA AURICULAR é uma técnica terapêutica baseada na Acupuntura a qual faz parte da Medicina Oriental. Segundo muitas tradições filosóficas e religiosas do Oriente, as orelhas são locais no corpo onde concentram-se as energias vitais do corpo e do espírito.
O Deus hindu da sabedoria, Ganesha, é representado com a cabeça de um elefante, que tem grandes orelhas, mas olhos e boca pequenos. Isto porque um sábio deve saber escutar, mais do que falar, e não precisa ver para compreender a intenção dos homens.
O Budha Sidartha é representado com grandes orelhas, sinais de sua Sabedoria e Longevidade. No ocidente, vemos a simbologia das orelhas, por exemplo, quando Jesus entra em Jerusalém montado em um burro. Um animal conhecido por suas grandes orelhas.
Para os orientais a saúde de uma pessoa depende de uma energia vital denominada de Ki (a palavra Ki designando a energia vital é mais usada no Japão. Na China, sua pronúncia seria Chi ou Tchi). Esta energia está presente em todas as coisas no Universo. Nas árvores, animais, montanhas seres humanos, no Céu e na Terra.
No caso dos seres humanos, esta energia circula através de determinados caminhos conhecidos como Canais ou Meridianos de Energia.

Estes canais possuem pontos onde a energia pode ser manipulada de várias formas diferentes, como por exemplo, com as agulhas de Acupuntura. Além disso, ao circular pelo corpo, a energia do Ki pode ser encontrada concentrando-se em determinadas regiões, como nas mãos, pés, costas e outras áreas. Uma destas regiões, que é considerada de grande importância são as orelhas.
Toda a medicina oriental é baseada na observação das semelhanças entre a natureza interna e externa do corpo humano e do mundo que o cerca.
Entre as semelhanças que chamaram a atenção dos orientais está no formato das orelhas e a forma que um feto adota no útero materno.
Com o tempo, notaram que ao serem estimuladas as partes da orelha que correspondiam a determinadas partes do corpo, estas tinham um efeito no local pretendido. Com isso, fizeram mapas que indicavam em que parte das orelhas poderiam tratar cada parte do organismo.

Carla Ferranti - Acupunturista e Shiatsuterapeuta
contato: acupunturachinesa.carla@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.