Total de visualizações de página

12/01/2012

A SOJA SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


    Os médicos chineses não tratam a doença, TRATAM A SAÚDE.
  Talvez seja isso que todos deveriam começar a pensar: Fazer com que a prevenção funcione cada vez melhor para que o corpo não adoeça.
    Vejamos o quanto a Dietética chinesa nos ensina para conquistarmos essa saúde:

TEMA DE HOJE : SOJA




Os grãos de soja representam sabor amargo, característica neutra e refrescante, com ação no Fei (Pulmão) e no Wei (estômago). AS AÇÕES ENERGÉTICAS DOS GRÃOS DE SOJA SÃO AS DE DISPERSAR OS SINTOMAS EXTERIORES E ALIVIAR A INQUIETAÇÃO. Tem efeito nas dores febris, dores de cabeça, calafrios, febre e plenitude toraxica. É um alimento rico em proteínas, gorduras insaturadas, minerais, hidrato de carbono e vitaminas. Apresenta estrutura energética bastante dura e concentrada pela presença de grande quantidade de energia compactada.
Para amenizar e enfraquecer essa Energia, é necessário o cozimento por longo tempo e/ou a fermentação. Para melhor aproveitamento são feitos preparos especiais de onde derivam-se o tofu, shoyu, natô, leite de soja e lecitina de soja.

BROTO DE SOJA (MOYASHI)




Sabor doce e propriedade neutra, TEM AÇÃO ENERGÉTICA NO Pi (Baço)  e no Wei (Estômago). É um alimento altamente energético, com efeito de aumentar o Qi (Energia). O broto de soja tem esta característica em virtude da planta em crescimento, em desenvolvimento, é o momento em que a Energia, principalmente yang, está em ampla florescência. É o período da dissociação  entre a energia Yin e Yang da planta. Energia que está altamente compactada, por isso, o grão de soja é duro e difícil de ser cozido.
Por esse motivo é melhor ser consumido na fase de germinação (broto), quando se inicia a dissociação da Energia com a Matéria.


NATÔ (GRÃOS DE SOJA FERMENTADOS)




TEM AÇÃO ENERGÉTICA PRINCIPAL NOS INTESTINOS, PROMOVENDO MELHOR DIGESTÃO, ASSIMILAÇÃO E PERISTALTISMO INTESTINAL. Nos grãos fermentados da soja estão presentes as bactérias que impedem a proliferação de germes causadores da putrefação anormal nos intestinos; quando as bactérias não são neutralizadas, produzem colônias de bactérias que permanecem no Tubo digestivo e que quando se associam com o quadro de prisão de ventre, fazem acumular catabólitos nos intestinos, produzindo toxinas que são absorvidas constituindo uma das causas do câncer, principalmente no Tubo digestivo. Com a idade avançada, em decorrência de vários fatores, existe a tendência de se manifestar prisão de ventre, e com o uso do Natô há uma melhora deste sintoma, reduzindo assim o risco de aparecimento do câncer e de processos degenerativos conseqüente da absorção de toxinas.

TOFU (QUEIJO DE SOJA)


Apresenta sabor doce, propriedade refrescante e característica ligeiramente fria. Age no Pi (Baço), no Wei (Estômago) e nos Intestinos.
Funções energéticas do Tofu
- Tonifica o Qi (Energia);
- Harmoniza e fortalece o Zongjiao (Aquecedor médio);
- Neutraliza as toxinas;
- Harmoniza o Pi (Baço) e o Wei (Estômago);
- Dissipa a estagnação do Xue (sangue).
Quando os grãos de soja são transformados em Tofu (queijo de soja), permanecem em grande quantidade os óleos vegetais, compostos de ácidos linoléico e ácido oléico, que tem a capacidade de limpar as gorduras do sangue, aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos e, consequentemente facilitar o trabalho cardíaco. PROPICIA FÁCIL DIGESTÃO , AUMENTANDO O METABOLISMO, PROMOVENDO A FORMAÇÃO DE SANGUE DE BOA QUALIDADE E ACELERANDO A ELIMINAÇÃO DE CATABÓLITOS; daí o uso do Tofú no tratamento de obesidade e de diabetes. AGE COMO PREVENTIVO DO ENVELHECIMENTO.
O queijo de soja é livre de colesterol, apresentando baixo índice de gordura saturada. É rico em cálcio, ferro, fósforo, complexo B, vitaminas E e proteínas.
O Tofu neutraliza as toxinas proveniente dos intestinos e do produto de degradação do metabolismo.

Fonte: Colégio Brasileiro de Acupuntura
Profa. Marli Porto

ALGUMAS RECEITAS PARA INCLUIR SOJA NA SUA ALIMENTAÇÃO

MAIONESE DE SOJA




Ingredientes:

1 xícara (chá) de extrato de soja ( “leite” gelado);
1 colher (sopa) de caldo de limão;
1 colher (chá) de sal;
5 azeitonas picadas;
¼ de cebola picada;
Óleo de soja gelado.

Modo de preparo
Adicionar todos os ingredientes com exceção do óleo no copo do liquidificador e bater;
Adicionar o óleo bem devagar no centro da massa até atingir uma consistência firme (quando ocorre o fechamento do “furo” no centro da maionese e o liquidificador não conseguir mais bater).

 SALADA DE SOJA




Ingredientes:

2 xícaras (chá) de grãos de soja cozidos;
3 tomates sem sementes picados;
1 pimentão verde picado;
1 pimentão vermelho picado;
2 cebolas médias picadas;
Cheiro verde, azeite de oliva, sal e suco de limão (a gosto)

Modo de preparo

Cozinhe os grãos conforme receita básica;
Deixe esfriar e misture com todos os outros ingredientes;
Leve a geladeira e sirva quando estiver bem fria.

Carla Ferranti – Acupunturista e Shiatsuterapeuta
e-mail: acupunturachinesa.carla@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.